Na África subsariana, quase nove em cada dez crianças não conseguem ler uma frase. Os outros 10% das crianças têm muito mais probabilidade de pertencer a famílias mais ricas. Mesmo para essas crianças, a grande maioria possui apenas habilidades básicas de leitura e fluência muito menor do que as crianças nos países mais ricos.
Porque é necessário saber ler o básico absoluto? Pelo enorme impacto no dia-a-dia de alguém, com cada frase que lê. Esta poderia ser uma realidade cotidiana para gerações inteiras, se algo mudar.
Por que temos de nos preocupar com a crise global de aprendizado?
A alfabetização não é apenas um direito, é também um caminho direto para melhores meios de subsistência.
A alfabetização tem um forte impacto em aspetos cruciais como saúde, igualdade e crescimento económico.
O custo económico e social do analfabetismo adulto nos países em desenvolvimento, é estimado em mais de US $ 5 bilhões a cada ano.
Mais de 20% das meninas analfabetas na África Subsariana, são casadas aos 15 anos, em comparação com apenas 4% das meninas alfabetizadas.
Na Nigéria, o país mais populacional da África, 73% das jovens alfabetizadas sabiam onde fazer o teste de HIV, em comparação com 36% das analfabetas que não sabiam.
Angola Peru Costa do Marfim
Mali Nicaragua El Salvador
A Remar tem abraçado este tema, dando-lhe a importância e a responsabilidade que merece. Estamos presentes em muitos países ao redor do mundo, tendo como prioridade, suprir as suas necessidades básicas. Um dos grandes problemas das famílias em países pobres, é não terem os recursos para poder alimentar os seus filhos, e muito menos, para poder-lhes suprir todos os recursos para a sua educação.
Os colégios de ensino básico nos países como Angola, Moçambique, Gana, Costa de Marfim, Níger, Mali, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Peru, República Dominicana, entre outros que estão em fase de desenvolvimento, tem vindo a demonstrar a importância da educação nas crianças.
Deste modo, acreditamos que não somente é importante, como também é um direito de todo o ser humano, ser educado para o seu desenvolvimento pessoal.
Os Colégios da Remar trabalham para educar as crianças e os jovens nas áreas, física e intelectual, emocional e espiritual, bem como na área social, para que se convertam em profissionais e cidadãos com valores e princípios cristãos. Parte desse ensino é baseado no respeito, na educação, e nos valores cívicos do meio onde vivem.
Alguns países da América Latina têm o ano letivo prestes a começar, desde Fevereiro até culminar em Novembro.
São também desenvolvidos Projetos de Ensino a Adultos, que devido ao seu transcurso de vida, não conseguiram estudar ou terminar os seus estudos. É assim desenvolvido um Programa de Ensino com Formadores Voluntários que dedicam o seu tempo nestas formações, de forma gratuita.
Moçambique Guatemala Republica Dominicana
A obtenção do Ensino Primário e Secundário universal, ajudaria a tirar mais de 420 milhões de pessoas da pobreza.
Como podemos fazer melhor?
Apesar do progresso na garantia de dados mais comparáveis e consistentes na medição da alfabetização, ainda há problemas em obter esses dados.
Temos como objetivo, garantir que o financiamento nos leve aos resultados que desejamos. Devemos ser capazes de acompanhar melhor este assunto, e ao financiamento para facilitar o Ensino às Crianças. Devemos fazer o nosso melhor para intensificar os esforços e ajudar todas as crianças a aprenderem as habilidades necessárias para terem sucesso.
O Programa de Apadrinhamento de Crianças, (PAC), também contribui para este desenvolvimento. Temos centenas de Crianças Órfãs que precisam desse apoio.
REMAR Portugal - Trabalhamos por amor a Deus e ao Próximo