Os Sem-Abrigo, Uma Opção De Vida?

Espalhar o amor

 

O Que É Ser Um Sem-Abrigo

 

 Entende-se por sem-abrigo aquela pessoa sem-teto, que viver no espaço público, alojando-se em abrigos de emergência ou com um paradeiro em local precário ou sem casa. Nós também os encontramos em alojamentos temporários que são destinados para o efeito.

Em 2019 foi feito um estudo realizado no quadro da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas Sem Abrigo, e constatou-se que em Portugal continental há mais de 4.400 pessoas que sofrem desta problemática social.

 

Os números mostram que há uma tendência clara de haver maior número de pessoas sem-abrigo nas grandes cidades. Só na cidade de Lisboa existem mais de 44,2% destes sem-abrigo. Na região Norte são 32,5% destes sem-abrigo, e na área metropolitana do Porto, 23,8 %. Depois temos na zona Centro cerca de 11,6%, e no Algarve 6,8%. No Alentejo temos menos pessoas sem-abrigo, com os restantes 4,8%.

Investigamos sobre as Ações de Intervenção a nível do Estado e Comunidades, e constatamos que no que toca a ações concretas de intervenção em curso ou planeadas, na sua maioria dirigem-se à satisfação das necessidades básicas dos Sem-Abrigo, seguindo-se a Saúde e os Direitos Sociais:

 

  • As ações para satisfação de necessidades básicas englobam a disponibilização de Cantinas Sociais, Refeitórios, balneários, acesso a tratamento de roupas, lavandarias, higiene pessoal, acesso a medicação, apoio em vestuário, mas também a intervenção das equipas de rua e apoio financeiro.
  • O acesso a outros direitos sociais inclui dois tipos de apoio: apoio no acesso a prestações sociais e apoio na regularização de documentação, respostas fundamentais não apenas para a sobrevivência das pessoas em situação de sem-abrigo, mas também para a sua inserção social.
  • A área da saúde inclui todas as respostas identificadas ao nível dos cuidados de saúde primários, (os mais frequentes), cuidados de saúde mental e outros cuidados de saúde especializados.
  • A referência a duas últimas categorias de cuidados especializados recolhe um número significativamente menor de referências por parte dos municípios respondentes.

 

A vida dum sem abrigoRafael Marchante

 

“Aumento considerável” em Portugal: 157% entre 2014 e 2018.

➕ Mais de 4.400 pessoas que sofrem desta problemática social em Portugal

 

Apoio da Ong Remar Aos Sem-Abrigo

O que a REMAR PORTUGAL constatou em campo, trabalhando do há mais de trinta anos nesta área, é que grande parte destas pessoas Sem-Abrigo tenham feito deste modo de vida, uma escolha, e outras não!

Há imensas pessoas, e cada vez em maior número, a precisar de uma mão que se estenda para elas, de uma família, de um teto, de recursos, de alguém que as entenda e as aceite como são, pois cada um tem a sua história de vida.

Não se trata apenas de questões económicas, existem outros fatores que levam as pessoas a cair na rua. Por isso a resposta não pode ser apenas económica.


Há uma responsabilidade da sociedade,
em geral, e sabemos que cabe ao Estado a principal responsabilidade, ao governo e às autarquias para a resolução do problema, mas A ONG REMAR é uma organização que faz o seu trabalho de maneira Sui Generis, e no seu PROGRAMA REMAR S.O.S. vai ao encontro destas pessoas e faz aquilo que está ao seu alcance, oferecendo alimentos, roupas e o convite para o possível INGRESSO IMEDIATO nas nossas Casas de Acolhimento, GRATUITAMENTE, onde receberão a ajuda e as condições básicas e adequadas à sua situação.


Desde 1989
, a REMAR PORTUGAL faz este Trabalho de Voluntariado, e pode alegrar-se pelo elevado número de indivíduos que foram retirados das ruas, recuperados do Álcool e das Drogas, Formando-se profissionalmente, constituindo famílias, tornando-se melhores membros da sociedade e cidadãos exemplares.

Numa sociedade onde a digitalização e o empreendedorismo marcam a agenda, não é aceitável termos milhares de pessoas espalhadas pelos recantos obscuros das ruas das nossas cidades, a dormir enrolados em caixas de cartão…

 

Colaborar


Nenhum De Nós Pode Ficar Indiferente!

 

Apoio

Jantar Solidário

Projeto de Ceias de Natal Solidárias

Ajuda Humanitária

Educação

Apoio de Rua Internacional

Refeitórios Sociais

Campanhas Luta contra Drogas e Álcool

Centros de Acolhimento Angola 

Centros de Acolhimento Moçambique