A equipa da REMAR SOS já está assentada numa das áreas de grande devastação na cidade da Beira. Os Centros da REMAR são em Maputo. Assim sendo, a Equipa de Apoio teve de percorrer um grande caminho, mas com o coração cheio de vontade de ajudar.
A nossa equipa partiu na madrugada de 30 de março, com todo o material arrecadado dos donativos para ajudar as vítimas do ciclone.
A destruição causada pelo ciclone IDAI foi aproximadamente de 90% da cidade.
A nossa equipa SOS percorreu mais de 24horas de viagem para chegarmos até aqui. Uma parte da equipa ficou pelo caminho, mais propriamente no mato, no meio do nada, devido a uma avaria no carro. Outros voluntários seguiram a viagem no dia seguinte, de manhã, quando tudo ficou resolvido. Cada viagem é um desafio, mas estamos seguros que Deus está no controlo de tudo.
Durante a viagem, podíamos observar a destruição causada pelo ciclone IDAI. A nossa Equipa fez uma paragem para assimilar imagens duras onde milhares perderam tudo, inclusive as suas vidas.
Os casos de Cólera e Malária estão a aumentar devido à falta de água potável e saneamento.
Finalmente a primeira equipa chegou ao terreno onde ficamos alojados e onde prestaremos o Serviço de Saúde juntamente com a equipa NATAN, (médicos Israelitas), e montamos uma tenda para oferecer refeições às vitimas, especialmente às crianças.
Esta é uma das casas que restou na Beira depois do ciclone. Aqui ficaremos com toda a nossa equipa. Agora, mãos à obra porque temos muito para fazer!
A vontade e o coração de ajudar, não está em causa, mas sim os meios. Continuamos a apelar a todos os nossos irmãos Portugueses e os do resto da Europa, para que possam colaborar no donativo de bens essenciais, e também na contribuição monetária directa para com a equipa de Remar SOS em Moçambique.
O período de recuperação destas populações vai ser moroso, e tal como no caso dos Refugiados na Grécia, continuaremos presentes. A REMAR não vai somente por um período de uma ou duas semanas, como acontece com a maioria dos que vão em socorro destas populações, pois a nossa vertente é de chegar e de permanecer, oferecendo um cuidado continuado.
Podes optar por fazer Voluntariado connosco, ou contribuir com o teu donativo, com alimentos não perecíveis, água potável, medicamentos de base, tais como aspirinas, brufen, quinino, produtos farmacêuticos, roupas adequadas, materiais de construção, camping, tendas, etc.
Vamos estar a apoiar com o Envio de Contentores, desde Espanha e Portugal.
remarmz@gmail.com
+258 846 414 767
Remar SOS Mozambique nas aldeias isoladas
Publicado por Remar Moçambique em Quarta-feira, 3 de abril de 2019
Agradecemos as vossas orações para que tudo possa correr bem. Que Deus nos dê força e orientação nesta Missão onde sabemos que vamos encontrar muita necessidade e muita tristeza. Mas que sejamos Luz e Esperança no meio desta situação.
OREM CONNOSCO,
OREM PELA BEIRA!
REMAR Portugal - Trabalhamos por amor a Deus e ao Próximo