Dia Internacional do Voluntário

Espalhar o amor

O Dia Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Económico e Social, (5 de dezembro), mais conhecido como Dia Internacional do Voluntário,é uma observância internacional estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 1985, que oferece uma oportunidade para organizações voluntárias e individuais. Voluntários para promover o voluntariado, incentivar os governos a apoiar os esforços de voluntariado e reconhecer as contribuições voluntárias para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível local, nacional e internacional.

O Dia Internacional do Voluntário é celebrado por muitas Organizações Não-Governamentais, a Sociedade Civil e o Setor Privado, entre outros. Também é marcado e apoiado pelo Programa de Voluntários das Nações Unidas.

Não é apenas celebrar o voluntariado em todas as suas facetas, mas também destacar o papel que os Voluntários desempenham na construção de comunidades resilientes.

A Remar teve origem no ano de 1982, quando os seus fundadores, Juan Miguel Diez e a sua esposa, Maria Carmén Jiménez, decidiram, hipotecar uma parte das suas propriedades, e vender a outra, com o objetivo de comprar a Quinta de Mendiola. Essa Quinta, juntamente com a sua própria casa, foram os dois primeiros Centros onde se acolheram pessoas necessitadas, principalmente os toxicodependentes e alcoólicos para reabilitação.

A Remar iniciou em Portugal o seu trabalho com pessoas marginalizadas em 1989, no norte do país, mais concretamente em Penafiel, na Quinta da Bela Vista. Desde aí foram abertas outras Casas de Acolhimento noutras cidades do norte, centro e sul do país. Temos Casas para Homens e Casas para Mulheres, Projetos de Apoio Social em todas as cidades onde estamos presentes.

Contamos com um bom número de pessoas dedicadas, integralmente, à Ajuda Humanitária, sendo, na sua maioria, os que foram ajudados a sair da situação precária em que se encontravam, e que decidiram, por amor a Deus, ajudar outros. O trabalho que esta equipa desenvolve, é polivalente e heterogéneo, requerendo pessoas flexíveis, versáteis e comprometidas. 

Assim a Remar Internacional tem desenvolvido imensos Projetos de Auxílio S.O.S. em vários países, saindo de Espanha a toda Europa para resgatar vidas das Dependências, e à percentagem de pessoas em extrema pobreza que não são divulgadas nos Meios de Comunicação.  

Em África,  a Remar acolhe milhares de pessoas abrindo Centros de Acolhimento e Escolas para ajudar aquela geração sem qualquer recurso para estudar. Igualmente, na América Latina, foram abertos centenas de Centros de Acolhimento, bem como Escolas de Ensino Básico, e apoiamos simultaneamente as Comunidades nos desastres climáticos que assolam os países, desde Terremotos, furacões, inundações, incêndios, e também na pobreza extrema, aos imigrantes e refugiados, entre outros.

O tema dos Refugiados foi alarmante no seu início para a Comunicação Social, mas agora, parece não ter mais importância. Para a Remar, essa tem sido uma responsabilidade enorme, por vermos e sabermos que ainda existem muitas pessoas que não têm onde viver, não têm como se alimentar, ou simplesmente não tem nada. 

Assim sendo, neste Dia Internacional do Voluntário, queremos agradecer de todo o nosso coração, a todos os nossos voluntários que participaram connosco e àqueles que neste momento estão no campo, a ajudar. 

Se já participou ou tem o desejo de participar num dos nossos Projetos de Apoio Social ou de Apoio S.O.S, pode fazê-lo através dos nossos projectos em curso.

Toda a informação necessária para poder colaborar connosco na Ajuda aos Refugiados, pode encontrar aqui: www.remar.org/sos-siria

Contactos

Projetos em Portugal
remarportugal@remar.pt

sos@remar.ch
Tel. +41 844 777 770

Donativo 

Número de conta bancaria (IBAN)
ES75 0075 1244 1406 0005 8301