MALAKASA é um campo para imigrantes e refugiados que foi inaugurado em março de 2016, após o fecho das fronteiras. A Associação Remar através do seu Projeto SOS está a oferecer ajuda desde o primeiro dia. E estamos prestes a fazer quatro anos com a realização de inúmeras atividades, que estão a mudar conforme às necessidades diárias das pessoas no Acampamento.
Muitos desses refugiados obtiveram finalmente o seu asilo político em muitos países. E com o Acampamento a esvaziar, muitas organizações foram embora. Porém a Remar continuou a ajudar os que ficaram para trás, e foi forçada a adicionar ao seu Programa SOS, outros métodos e recursos que não estavam incluídos, e a modificar outros métodos anteriores.
Em períodos como estes que estamos a viver agora, com novas pessoas chegando quase todos os dias, abrimos uma Distribuição de Recursos das 10:00 às 17:00 horas.
Temos feito Distribuição de Vestuário e de artigos de uso particular, bem como a distribuição de alimentos como: Chá, sopas, biscoitos e salada de frutas, entre outros itens que recebemos através dos donativos. No entanto há outros produtos que nós precisamos de comprar especificamente para este Projeto.
O horário de funcionamento vai dependendo da nossa atividade diária, mas permanece aberto geralmente até ao pôr-do-sol. Em média, dois ou três Contentores são esvaziados por dia. Uma equipe de somente 3 pessoas faz este trabalho.
Há ainda pequenas atividades que são feitas com as crianças. Organizamos eventos, como festas, jogos de futebol, cinema. E além disso distribuímos todo o tipo de materiais conforme a necessidade, e as crianças são acompanhadas em veículos quando realizam atividades fora do campo, com o máximo de segurança.
Você pode-nos apoiar e cooperar também nesta Tarefa de Curto Prazo juntamente com a equipe REMAR. São apenas entre 1 ou 2 semanas que pode cooperar connosco na entrega de alimentos e vestuário, nos cuidados infantis ou nos transportes hospitalares.
Segundo as estatísticas do ACNUR, (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), uma média de 37.000 pessoas fogem diariamente, devido a conflitos e perseguições. (Fonte: ACNUR, 2019). Todos os anos, mais de 100.000 refugiados vão para a Europa. (Fonte: ACNUR, Portal Operacional). Os governos dos países periféricos da Europa, já estão a ficar sobrecarregados com a situação.
A REMAR decidiu, portanto, ajudar os refugiados, localmente, nos campos de Presevo (Pristina, RS), Malacasa (Atenas, GR), Moria e Kara Tepe, (Lesbos, GR), fornecendo refeições quentes, alojamento e substituição de roupas perdidas ou estragadas.
A REMAR vai continuar no Acampamento o tempo que for necessário.
Contamos com a sua ajuda.
Geralmente, os Refugiados podem levar consigo tudo o que podem carregar. As famílias com crianças, em particular, geralmente dependem da substituição de vestuário e de calçado com maior frequência.
Deseja apoiar estas famílias com Vestuário?
Agradecemos que possa enviar roupas limpas, funcionais e à prova de intempéries. Aceitamos as encomendas postais diretamente no Acampamento.
Os Produtos alimentares são o recurso essencial para podermos manter estes milhares de pessoas vivas, e com forças para enfrentar o futuro. Toda a ajuda que puder realizar é bem-vinda
Contacte-nos através do Telefone +49 0844 777 770, ou através do seu e-mail para info@remar.ch.
Acompanhe as atividades publicadas via Facebook
Saiba tudo sobre os refugiados aqui (conteúdo em espanhol)
Equipa coordenadora do projeto em Alemanha Aqui
REMAR Portugal - Trabalhamos por amor a Deus e ao Próximo