Apoio Remar SOS depois do Terremoto na Croácia

Espalhar o amor

No ano do Covid-19, a Croácia também sofreu dois terramotos mortais, e a S.O.S. Remar na Europa Central atua para levar palavras de encorajamento e ajuda aos locais onde é necessário.

 

O testemunho daqueles que o viveram de perto é chocante. Entramos noutra experiência, onde nós mesmos sentimos e fomos participantes do medo nesses tempos difíceis. A nossa Casa REMAR foi abalada por um tremor de terra; e naqueles momentos sentimo-nos como qualquer outra pessoa; alguns estavam em casa, ou no trabalho, alguns no supermercado, outros no hospital.

 

Em março passado, no início da pandemia, ocorreu o primeiro sismo. E o segundo, aconteceu no passado dia 29 de dezembro, com o epicentro na cidade de Petrinja, cerca de 50 quilómetros ao sul da capital, onde foi mais intenso e provocou a morte de pelo menos sete pessoas. O terramoto foi sentido em 12 países dos Balcãs e da Europa Central. Os Balcãs são uma área de forte atividade sísmica e os sismos são comuns.

 

Muitos dos edifícios da cidade de Petrinja, o epicentro do terramoto, bem como as localidades da zona, foram danificados ou colapsados.

 

“Petrinja está em ruínas. Há mortos e feridos, há desaparecidos. Não há nenhuma casa que não tenha sido danificada. As ambulâncias não podem chegar a todo o lado. É um caos”, disse o autarca local à estação de Rádio Croácia, com imagens da cidade, onde cerca de 20.000 pessoas mostravam o colapso de telhados e ruas com tijolos e detritos.

Os Voluntários da REMAR S.O.S. CROÁCIA, com um coração misericordioso e compassivo, cheio de amor por aqueles que sofrem, começaram desde o primeiro momento a ajudar aqueles que deles precisam, carregando comida e água, mas acima de tudo, levando palavras de conforto e encorajamento, uma mensagem de esperança no meio da dor.

 

E dizem-nos emocionados: “Nesses momentos terríveis, não sabes o que vai acontecer, não sabes se o teu telhado vai ruir ou se a tua casa vai colapsar. O medo na altura é tão forte que não sabes se serás salvo. O teu coração está a começar a partir-se, a respiração está a acelerar e o medo é completamente avassalador.”

 

Toda a Croácia veio ajudar, em todos os sentidos. Muitos heróis colocam as suas vidas em perigo e continuam a fazê-lo afastando as ruínas, trabalhando incansavelmente durante a noite, apesar das baixas temperaturas e da chuva que querem interferir e paralisar esta obra ao lado dos Voluntários. Mas nada pode detê-los e continuam perseverantes…

Por favor colabore! Ajude-nos a ajudar!

 

COLABORAR