30 Anos de Remar Portugal

Espalhar o amor

A Remar chegou a Portugal no ano de 1989 para abrir o seu primeiro Centro de Acolhimento no país. Foi assim criada a sua Sede no primeiro Centro de Acolhimento no norte de Portugal, mas devido ao desenfreado número de pessoas, que estavam inseridas nas drogas, no alcoolismo e na prostituição, e se encontravam nas ruas, ao solicitarem a nossa ajuda, foi necessário abrirmos novos Centros de Acolhimento por todo o país. 

Sede Remar Portugal

A Remar Portugal não tem olhado ao estatuto social, raça ou credo do indivíduo para o reintegrar, queremos apenas apoiar e ajudar a todos os que precisam. O nosso objectivo é, e será sempre, convencer e promover o indivíduo na sua situação de dependência, a construir uma vida sóbria, livre e digna.

Assim fomos crescendo e ajudando pessoas de vários contextos sociais. Temos recebido vidas à beira da morte, e fomos dando o nosso apoio até que se foram recompondo e reconquistando à sua autonomia, encontrando alternativas de vida de forma mais saudável e completa. 

Desde o seu início que a Remar tem desenvolvido através das suas Oficinas de Formação Profissional, Trabalhos e Lojas Solidárias, os seus recursos para garantir a sua sustentabilidade, e se expandir. 

formação profissional auto-sustento

Estamos presentes nas comunidades portuguesas de forma ativa e pro-ativa, criando soluções integradas para ajudar a suprir as carências das populações que são vítimas da má distribuição das riquezas e da indiferença social. 

Através dos anos, nós fomos desenvolvendo Projetos de Apoio Social para a comunidade envolvente, tentando ajudar os Sem-Abrigo, através de um Projeto de Rua, oferecendo uma refeição e palavras de ânimo e de conforto aos necessitados, mas sempre com o principal objetivo de os reinserir na sociedade. Neste aglomerado de pessoas estão os Toxicodependentes, os Alcoólicos, os Sem-Abrigo, e Prostitutas. Grande parte destas pessoas, por incrível que pareça, conseguiram uma nova vida transformada, conseguiram criar um novo lar, e muitas delas desenvolveram capacidades de trabalho, que nunca tinham imaginado. 

Projeto I-Meeting

quinta casal de ermío Centro de acolhimento Remar Santarém

Foram muitas as crianças órfãs, e outras com famílias sem recursos, que foram apoiadas através do nosso Ministério, cada qual com o apoio necessário no seu dia-a-dia. Também temos famílias completas que foram restauradas e reintegradas na sociedade, apesar dos problemas que carregavam devido à problemática e consequências das drogas.

Durante estes 30 anos da Remar Portugal, mais de 80.000 vidas foram beneficiadas e atendidas em todos os nossos Serviços. Muitas foram as crianças que foram acolhidas, e um vasto número de mulheres que foram retiradas das drogas e da prostituição. Têm sido vários milhares de toxicodependentes que foram reabilitados, ou que receberam ajuda nos nossos Centros de Acolhimento, ao longo dos anos.

Distribuição de alimentos

Largas centenas de Jovens foram resgatados da Pobreza e da Marginalização, e muitíssimas Famílias e Mães Solteiras, ao longo destes últimos anos, receberam Apoio Alimentar através do “Projeto Mãos Abertas”.

O nosso Apoio de Rua tem sido constante, e com os “Projetos Anjos da Noite” e “I-Meeting”, onde temos alcançado largas centenas de pessoas cada ano, muitas delas passando pelos nossos Centros de Acolhimento, e muitas permanecendo connosco.

Foram também criadas Oficinas de Formação Profissional para os nossos jovens e adultos, em diversas áreas. 

Jantares solidários gratuitos para os sem-abrigo

São milhares de Contentores de Ajuda Humanitária enviados nestes últimos 30 anos, e isso graças às Empresas Solidárias e Particulares, que nos têm ajudado para o financiamento e envio dessa mesma ajuda, para países de outros continentes onde também temos trabalho da Remar estabelecido, ou para onde estamos a começar novos trabalhos, como acontece em Cabo Verde. Nos últimos anos, a Partilha Constante Associação, ONGD, em parceria com a Remar Portugal, tem-nos ajudado no financiamento deste envio.

Durante estes 30 anos de muito trabalho e dedicação por parte dos Voluntários que vivem e fazem parte desta Instituição, não só como indivíduos, mas como Famílias, decidem ajudar os outros da mesma forma que eles também foram ajudados. E claro que estamos a incluir os filhos destes casais que têm crescido a observar e a vivenciar todos estes Projetos de Apoio ao Próximo, e depois sentem vocação para dar continuidade a esta vasta Obra. 

contentores de ajuda humanitaria remar

Nos primeiros anos, muitos dos portugueses que tinham ingressado no Ministério Remar Portugal, e já com as suas vidas transformadas, foram enviados como Missionários Voluntários para o trabalho da Remar noutros países, ajudando e apoiando aqueles que mais necessitavam. 

Ainda hoje a Remar motiva para que novos missionários vão para os países onde estamos a começar esta Obra Social, e para outros países onde já o realizamos há mais tempo. A necessidade é muita. Ultimamente foram enviados novos missionários para Hong Kong, Moçambique, África do Sul, Suazilândia, Belize, Guatemala, e para alguns países da Europa onde também já temos trabalho estabelecido. 

Remar AngolaCentros de Acolhimento para crianças órfãs

Centros de acolhimento

Também é de salientar que continuamos a fazer o Trabalho de Apoio aos Refugiados na Grécia, aqueles que outrora foram de destaque nos Meios Sociais, e agora estão praticamente abandonados. Toda a nossa ajuda é pouca, bem como a das escassas entidades humanitárias que se deslocam e se estabelecem ali para ajudar estes migrantes em situação de carência extrema.

campo de refugiados Remar Grecia presença de apoio nos campos de refugiados Grécia

O Amor e o Apoio ao Próximo foram e sempre será o nosso principal objetivo. Este é apenas o começo de um futuro que ainda está por vir, e você também pode tornar realidade o sonho de muitos. Estamos felizes pelo que já conseguimos, e sabemos que ainda há muito para fazer, mas confiamos em Deus e na Ajuda de todos os que colaboram connosco, direta ou indirectamente. Contamos com aqueles que têm oferecido a sua ajuda financeira, e muitos deles de forma anónima, bem como àqueles que já se deslocaram para servir na Remar noutros países, e aos que, ainda hoje, continuam a fazê-lo. 

Educação basica em Africa

Queremos agradecer a todas as Empresas, Particulares e Entidades que nos apoiaram até agora, desejando que, por favor, continuem a ajudar-nos a prosseguir no Apoio aos Necessitados que nos solicitam. Cremos que ainda podemos alcançar muitos mais. Ajude-nos a Ajudar!

Remar Portugal

“30 ANOS A FAZER O BEM, SEM OLHAR A QUEM”

 

Veja Também:

28 Anos Remar Portugal

Sobre nós, Visão, Valores, Missão

História Remar Internacional

Confira IMAGENS dos projetos e atividades de apoio

Pode sempre colaborar com um donativo

Donativo