REMAR SOS E O APOIO AOS REFUGIADOS
Desde setembro de 2015 a ONG REMAR, presta auxílio a milhares de refugiados sírios que fogem do seu país. Desde essa altura, já distribuímos mais de 7.000 milhões de refeições e instalámos, pelos nossos próprios meios, seis tendas com mais de 100 metros quadrados, dotadas de aquecimento e apetrechadas para acolher as Famílias de Refugiados, e servir-lhes refeições quentes e vestuário.
Criamos um plano de Atendimento aos Refugiados na abertura de Postos de Emergência nos países da Europa Central, a estas pessoas que fogem das distintas guerras que assolam os países árabes, e com mais atenção aos que procedem da Síria. Esta foi a primeira medida de choque dentro deste Programa Específico de Ajuda.
As Tendas de Campanha, As Cozinhas de Emergência, Os Balneários Públicos, as Tendas para Habitação com camas, bem como algumas Cresces, foram montadas para darmos condições dignas a todos os que nos solicitam ajuda.
Os pontos onde operamos são Sérvia, Mitilene na Ilha de Lesbos, (Acampamento Moria), e em Atenas, (Acampamento de Malakasa).
Acampamento De Mória, Lesbos Mitilene
Na cidade de Lesbos atendemos diariamente mais de 3.700 refugiados, dando-lhes pequeno-almoço e jantar. Entre 5.000 e 6.000 mil refugiados, (homens, mulheres e crianças de distintas nacionalidades e culturas), organizamos um Acampamento REMAR com capacidade para 2.300 pessoas. Alguns deles estavam ali há mais de um ano e meio, sem vislumbrarem nenhuma opção de futuro, simplesmente sobrevivendo. Cuidamos dos enfermos, auxiliando-os gratuitamente, e encaminhando os que se encontram em estado mais grave para os hospitais.
Acampamento Na Sérvia
Este Acampamento foi dos primeiros pontos onde a Remar se mobilizou, uma vez que era o primeiro país na rota dos Balcãs, onde eram registados todos os refugiados que chegavam. Neste Acampamento os voluntários da Remar distribuíram permanentemente sopa, chá quente, bolachas e fruta, bem como vestuário, (principalmente meias e gorros, uma vez que muitos dos refugiados chegam ali encharcados e com muito frio).
Também realizamos atividades com as crianças, elas eram mais de metade dos refugiados neste Campo. Além disso, dedicamos o nosso tempo a falar com alguns deles para os conhecermos, vermos a situação de cada um, prestando-lhes apoio e ajuda psicológica.
Acampamento De Refugiados Em Malakasa, Atenas
Malakasa é um Acampamento que foi aberto em março de 2016 logo após o fecho das fronteiras. A ONG REMAR está desde o primeiro dia prestando ajuda, e durante quase dois anos, fez e continua a desenvolver várias atividades, que vão sendo transformadas de acordo com as necessidades do Campo.
Atualmente a Remar em Malakasa ocupa-se da Distribuição diária de vestuário e alimentos, (chá, sopas, bolachas e macedónia de frutas), e de outros artigos úteis de primeira necessidade. Esvaziamos diariamente uma média de 2 a 3 contentores.
Fazemos pequenas atividades com as crianças, distribuindo os materiais necessários segundo as necessidades e ajudamos também no transporte das crianças em duas das nossas viaturas, quando há atividades fora do Campo ou noutras necessidades de deslocação.