Principios e Valores

Remar é direcionada e gerida de acordo com os seguintes valores:

Remar é direcionada e gerida de acordo com os seguintes valores:

Valores últimos (relativo à Visão)

A dignidade da pessoa humana, o centro e o fundamento de todo o projeto social, económico e cultural.
A distribuição universal da riqueza, orientada de forma a garantir condições de vida dignas para todos.
O bem comum.
A solidariedade, com a firme determinação de trabalhar em prol da justiça, de forma organizada e perseverante, para levar uma vida digna aos mais pobres do planeta.
Actuar como subsidiários, não impondo a nossa maneira de ver e fazer, mas responder às exigências dos homens e mulheres das nações, partilhando com eles a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

Valores instrumentais (em relação à Missão)

Voluntariado como cultura de serviço livre de encargos, oferecendo uma alternativa à competição económica, levando à transformação da sociedade a uma de maior justiça e solidariedade. O voluntário assume as responsabilidades dos órgãos de governo, direção e gestão.
Austeridade sobre custos e bens de consumo, orientada para a partilha e desenvolvimento de formas de vida, que podem ser autofinanciadas, e que respeitam o meio ambiente.
Uma cultura de paz, baseada no diálogo, na reconciliação, na amizade e no respeito pela vida, e que, em nenhuma circunstância, colabora em acções de guerra, sejam elas partidárias ou que impliquem violência contra seres humanos ou a natureza.
Cooperação e coordenação com outras organizações, a fim de atender às necessidades de todas as pessoas em situação de exclusão, sem distinção de sexo, raça, país ou religião.
Independência de acção na escolha de campanhas de sensibilização e de apoio a projetos de desenvolvimento.
Qualidade e profissionalismo em todas as suas atividades.
Transparência na atracção, gestão e administração de recursos, procurando uma maior independência económica.

Os princípios que regem a nossa gestão são:

Compromisso com a missão da organização e entusiasmo no trabalho. Estamos comprometidos com a missão da organização, agindo com iniciativa e criatividade, incentivando o trabalho em equipa.
Trabalhar em redes e alianças. Trabalhamos com outras organizações, por meio de redes e alianças, que estejam comprometidas com a erradicação da pobreza e a construção de um mundo de justiça.
Transparência e disponibilidade da contabilidade. Gerimos com austeridade e rigor a utilização dos recursos, agindo com total transparência, dando contas aos nossos membros, aos beneficiários das nossas ações e à sociedade em geral.
Trabalhar na busca da igualdade e da justiça social, como meio para alcançar um mundo mais justo e mais humano.
Fomentar processos de desenvolvimento equilibrado, de forma a poderem tornar-se autossustentáveis, para além da nossa intervenção, com o objectivo de mudar as estruturas que, por sua vez, trarão repercussões positivas mais amplas.
Solidariedade e compromisso com e para aqueles que são socialmente marginalizados e menos favorecidos.

Newsletter Mensal