Dia Mundial do Voluntariado – REMAR: Transformando Vidas com Amor e Solidariedade

No Dia Mundial do Voluntariado, celebramos a força transformadora de pessoas comuns que escolhem dedicar seu tempo e talento para fazer a diferença na vida de outros. A REMAR, uma ONG sem fins lucrativos que atua em diversos países, tem sido uma plataforma onde milhares de pessoas encontram não apenas apoio, mas também a oportunidade de contribuir para um mundo melhor.

Hoje, trazemos as histórias inspiradoras de jovens que encontraram na REMAR uma missão de vida e compartilhamos alguns testemunhos, mostrando como o voluntariado atravessa fronteiras e corações.

 

O Impacto do Voluntariado na REMAR

Ser voluntário na REMAR é mais do que oferecer ajuda; é sobre construir um legado de solidariedade. Os nossos projetos vão desde a distribuição de alimentos até a reabilitação de famílias inteiras. Cada ação é guiada pelo compromisso de fazer a diferença, um passo de cada vez.

Vitória Dias - Guiné Eaquatorial (2023-2024)

O meu tempo de voluntariado na Guiné Equatorial foi de 8 meses no total. Foram os 8 meses mais gratificantes da minha vida, onde pude experimentar tão de perto e tão fortemente a fidelidade, bondade e misericórdia de Deus. Eu apaixonei-me pela obra, na REMAR sempre nos consideramos uma família. Mas há poucos lugares onde realmente sentimos que pertencemos, e foi isso que aconteceu comigo na Remar Guiné Equatorial. Sinto que pertenço a esse lugar, sinto que é minha família, sinto que é um lar que tenho.
Antes de me voluntariar, passei mais de três anos orando. Eu pedia a Deus que me desse a oportunidade de poder fazer voluntariado missionário, e quando aconteceu foi incrível. Nunca duvidei que o Deus tivesse um propósito para a minha vida.
O trabalho principal na Remar Guiné Equatorial é com crianças e a nossa prioridade são a sua educação, saúde e alimentação, buscamos o bem-estar da vida de cada criança. É um grande gozo e consolo no meu coração, cuidar de crianças que não são minhas mas sim a minha responsabilidade. Eu não sei explicar, mas o amor é outro, não há palavras para explicar o grande amor que o Deus põe no coração.
Sou profundamente grata e sinto-me privilegiada por tudo o que vivi, não por bens materiais, mas por causa do amor, preocupação e afeto que recebi das pessoas que colocadas no meu caminho durante o meu tempo nas missões. Eu sinto-me privilegiada e amada porque vejo o amor de Deus na minha vida através da REMAR.
Embora o voluntariado pareça algo muito bom, devemos estar preparados para enfrentar um contraste que colide com as nossas ideias de uma cultura, clima e comida completamente diferentes.
A melhor coisa é estar aberto e aprender a amar essa cultura.

Sara De Figueiredo - Moçambique (2016-2019)

Quando tomei a decisão de me voluntariar para missões, senti que tinha 2 razões, primeiro porque reconheci que Deus tinha esse chamado para mim e foi muito claro a mostrar-me, e segundo, pelo exemplo  de vida que se vivemos em REMAR. Um ministério que sempre teve como visão: o servir o próximo. Foi mais que uma experiência. Foram 3 anos e meio de muito “barro a ser moldado”, muitas viagens e muitas aventuras.  Um tempo onde fui chamada a muita renúncia do meu “eu”. Aí foi o tempo onde vi Deus a revelar quem era e quem queria que eu fosse.  As ferramentas que ele usou, as crianças, as mães e as pessoas com quem tive o privilégio de partilhar vida. Para sermos discípulos requer que dediquemos tempo e relação. Não há fórmulas. Assim de simples.  “O senhor prepara o chamado”. Foi a frase que mais ouvi. E foi muito certo. Desfruta do processo e deixa-te quebrar. Ele faz. Ele dá. Ele guia. 

Daniel Pinto - Atualmente em Belize

O Impacto do Voluntariado na REMAR

 

Ser voluntário na REMAR é mais do que oferecer ajuda; é sobre construir um legado de solidariedade. Os nossos projetos vão desde a distribuição de alimentos até a reabilitação de famílias inteiras. Cada ação é guiada pelo compromisso de fazer a diferença, um passo de cada vez.

No Dia Mundial do Voluntariado, agradecemos a todos que, como a Vitória, a Sara e o Daniel doam parte de si para transformar o mundo. A REMAR continua de portas abertas para aqueles que desejam fazer parte desta jornada.

Vem ser um voluntário!Junta-te a nós e ajuda a espalhar esperança onde ela é mais necessária. Visita nosso site para saber como participar e descubre como também podes ser a mudança que o mundo precisa.

REMAR – Transformando vidas com amor e dedicação.