Centros de Acolhimento em ÁFRICA

Espalhar o amor

A ASSOCIAÇÃO REMAR nasceu em Espanha em 1982 e, mais tarde, em 1989, abriu também as suas portas em Portugal. O único e grande objetivo da REMAR é apoiar as pessoas necessitadas, marginalizadas, viciadas em álcool ou drogas, e todos aqueles que sofrem ou vivem em condições de extrema pobreza, bem como as vítimas das catástrofes naturais e climatéricas.

Para responder a estes dramas sociais, muitos missionários foram para África, ajudar as comunidades mais desfavorecidas. Foram abertas Casas de Acolhimento, Escolas, bem como Centros de Reabilitação e Apoio a pessoas vítimas da SIDA. Já decorreram mais de 20 anos a apoiar milhares de pessoas em alguns dos países do continente africano. Esta ajuda tem sido preciosa, na medida que tem salvado milhares de vidas.

 

Centros de acolhimento Remar Moçambique
Inauguração de Centro de Acolhimento em MoçambiqueRemar Suazilândia

Embora África seja um Continente com muita riqueza natural, a má administração e a corrupção têm desfavorecido os milhares de pessoas deste imenso continente.

É por isso que ainda hoje, em pleno século XXI, a maioria dos países africanos sofrem das mais variadas dificuldades que podemos imaginar, na Fome, Doenças, Analfabetismo, Escravatura, Desnutrição, Pobreza Extrema, Escassez de Recursos, entre outras… Este flagelo da pobreza tem levado ao desespero e obriga as pessoas a cometerem todo o tipo de crueldade nas suas ambições, desde o abandono das suas crianças, violações, abandono das esposas e filhos pelos seus maridos. Além disso, tem aumentado o consumo de drogas e álcool, pois usam as dependências como refúgio à problemática social e angústia pessoal.

Países onde a Associação Remar trabalha em África:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas povoações em Extrema Pobreza, os CENTROS DE ACOLHIMENTO REMAR estão a ser procurados continuamente pelas pessoas que nos vêm pedir ajuda. Temos adquirido novos terrenos, e aos poucos, vamos construindo novos Lares para podermos receber mais pessoas. Ao longo dos anos foram realizadas CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO e UNIDADES MÓVEIS DE SAÚDE para a Vacinação Infantil, Tratamento de Dentes, e oferta de medicação básica, com a colaboração e apoio médico das ONG Internacionais.

 

Remar apoio à saude
Apoio à saúdeApoio de Rua – Alimentos

 

 

As ESCOLASDE ENSINO BÁSICO são “um tesouro” para tantas crianças que, de outra forma não poderiam ter esta oportunidade de aprender a ler ou a escrever.

A abertura de REFEITÓRIOS SOCIAIS é também um projeto de extrema importância nas comunidades carentes. São centenas de Crianças e de Famílias Completas que podem alimentar-se, no mínimo, uma vez ao dia. Também temos o Projeto de DISTRIBUIÇÃO DE CABAZES DE ALIMENTOS BÁSICOS para as famílias em condições de Extrema Pobreza.

Com o número de crianças órfãs que ingressaram nestes últimos 20 anos, foi necessário criar um PROGRAMA DE APADRINHAMENTO DE CRIANÇAS que visa suprir as necessidades básicas de cada uma delas. O primeiro objetivo que procuramos é o de suprir a falta das figuras do pai e da mãe. O vestuário, o calçado, os artigos escolares, os artigos para as festas dos seus aniversários, são tipos das necessidades básicas que tentamos suprir.

Remar Moçambique - PAC

 

O AUXÍLIO em momentos difíceis, no caso de Catástrofes Naturais, Calamidades, é sempre efetuado através do nosso PROJETO REMAR S.O.S. que visa apoiar as pessoas que perdem os seus únicos pertences repentinamente e ficam sem nada ou sem ninguém que as possa apoiar.

Nalguns países, como por exemplo, na Costa do Marfim, em Burquina Faso e em Moçambique, nós fazemos Visitação Prisional e apoiamos os reclusos com ALIMENTAÇÃO e ORIENTAÇÃO BÍBLICA. Com o ensino do Evangelho, nós levamos uma mensagem de Esperança para que estas pessoas tenham uma nova vida e condições para a sua reinserção social.

Foram criadas Oficinas de Formação Profissional para os jovens e adultos que vieram das ruas sem qualificações e experiência laboral, e assim podem aprender um Oficio e colaborar na reconstrução dos próprios Centros de Acolhimento onde vivem.

 

 

Foi celebrada uma Parceria com a Partilha Constante Associação, na qual temos o foco principal no Envio de Contentores de Ajuda Humanitária para os países que estão a cargo de REMAR PORTUGAL, maiormente os países de Língua Oficial Portuguesa. No ano 2018 atingimos o maior número de contentores enviados, até então. Foram 13 contentores de Ajuda Humanitária desde Portugal, e 30 contentores da Remar Internacional, desde Espanha, Portugal, Alemanha e Austrália.

recepção do contentor de ajuda desde Portugal

 

Os PROGRAMAS DE APOIO e as CASAS DE ACOLHIMENTO REMAR só podem ser aumentados com a ajuda de um maior número de voluntários e de maiores recursos financeiros.
Agradecemos toda a Ajuda das Empresas que tão generosamente têm colaborado com os seus Donativos de Alimentos e Bens Utilitários, e dos Particulares que têm colaborado com as suas ofertas e voluntariado, mas é preciso continuarmos a ajudar tantos mais quantos pudermos! Por isso queremos apelar para que um maior número de Empresas e Particulares tenham o prazer de fazer parte desta Obra.

Se desejar colaborar connosco, por favor, faça o seu donativo, e assim estará ajudando no financiamento do Envio de Contentores de Ajuda Humanitária. Poderá também fazê-lo através do PAC, (Programa de Apadrinhamento de uma Criança).

 

Sinta-se à vontade para marcar uma visita/reunião com a ADMINISTRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO REMAR para poder ter uma melhor visão deste Projeto, e onde e como deseja participar.